Após comprar o Twitter pelo valor de US$ 44 bilhões — equivalente a R$ 208 bilhões —, o bilionário Elon Musk usou a mesma rede social, nessa quarta-feira (27/4), para falar sobre a Coca-Cola. Em tom de brincadeira, o fundador da Tesla e SpaceX disse que pretende adquirir a marca de refrigerante. “A seguir, estou comprando a Coca-Cola para botar a cocaína de volta”, declarou. Para quem não sabe, a receita original do refrigerante continha folhas de coca, das quais a cocaína é derivada. Acredita-se que as primeiras garrafas de Coca tinham 3,5 miligramas da droga.
Equipe parisiense leva gol no final da partida após estar vencendo por 3 a 1; Mbappé marca dois gols e Neymar dá assistência
Campeão francês com quatro rodadas de antecedência, o Paris Saint-Germain esteve perto de vencer, mas deixou escapar os três pontos. A equipe parisiense empatou com o Estrasburgo em 3 a 3 após sair atrás e virar o jogo para 3 a 1.
imagen da internet (foto reprodução)
O destaque da partida foi o atacante Kylian Mbappé, que marcou dois gols na equipe da casa. O brasileiro Neymar também teve participação ativa no jogo e deu uma assistência, justamente para o francês.
Com o resultado, o PSG ampliou a sua sequência invicta pra seis jogos, mas chegou a dois jogos sem vitória. O Estrasbrugo, que luta por vaga nas competições internacionais na próxima temporada, pulou para o quinto lugar e entrou na zona de classificação para a Liga Conferência da UEFA, terceira principal competição interclubes do continente europeu.
Empresa confirmou mais uma frequência na rota após aumento na procura por passagens com o anúncio do Mossoró Cidade Junina. Operação começa no dia 7 de maio.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai abrir, a partir do dia 7 de maio, mais um voo na rota entre Mossoró e Natal. O novo voo sairá da cidade do Oeste do RN em direção à capital aos sábados.
Atualmente, a empresa opera a rota com voos na segunda, quarta e sexta-feira.
“Durante maio e junho, a malha para Natal será coberta pelo voo aos sábados. Mossoró ganha mais uma frequência semanal, que permanecerá mesmo após junho”, disse a empresa em comunicado.
A justificativa para essa implantação é o crescimento na procura por passagens após o lançamento da programação do Mossoró Cidade Junina 2022 no dia 12 de abril.
Atualmente a companhia também oferta voos diariamente de Mossoró para Recife, na capital pernambucana.
Segundo o coordenador das bases dos aeroportos de Mossoró e Aracati (CE), Daniel Salgado, a expectativa é de esgotar o número de passagens em voos diários para o período junino.
“Estamos com uma expectativa bem alta para o evento. Registramos uma alta em nossas demandas de venda de passagens e estamos nos preparando para receber todos os clientes. Com certeza, nossos voos vão lotar, estamos bem animados. Com mais clientes aqui na cidade, a economia ganha muito com isso, pois fomenta o turismo e temos mais oportunidades de negócios relacionados a isso”, disse.
Há disponibilidade em Mossoró, João Câmara, São José de Mipibu, Caicó, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Parnamirim e Currais Novos.
Foto reprodução
O Sistema Nacional de Empregos do Rio Grande do Norte (Sine) está oferecendo 276 vagas de emprego para Natal e mais nove municípios do estado nesta terça-feira (26). As outras cidades com disponibilidade são Mossoró, João Câmara, São José de Mipibu, Caicó, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Currais Novos e Parnamirim.
Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.
As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da Sethas com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.
Os interessados também podem entrar em contato com Sine para tirar dúvidas pelos telefones (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Unidade Matriz, em Candelária.
Confira o número de vagas por município:
Natal
ADMINISTRADOR 02
AJUDANTE DE FORNEIRO 01
ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO 02
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA 01
AUXILIAR MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 02
AUXILIAR TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO 01
AUXILIAR TÉCNICO ELETRÔNICO 01
CARPINTEIRO AUXILIAR 02
CHURRASQUEIRO 01
ENGENHEIRO ELÉTRICO 01
FORNEIRO DE PADARIA 01
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 02
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 02
OPERADOR DE MÁQUINA DE ENVASAR LÍQUIDOS 01
SONDADOR DE POÇOS TUBULARES E SISTEMAS ROTATIVOS 01
TOPÓGRAFO 02
VENDEDOR PRACISTA 01
XAROPEIRO 01
Vagas para Pessoas com Deficiência - PCD
AUXILIAR DE CRECHE 02
BEDEL 02
CUIDADOR DE IDOSOS 03
OPERADOR DE CAIXA 05
SERVENTE DE OBRAS 01
Vagas para Estágio
AUXILIAR CONTÁBIL 02
Mossoró
AUXILIAR DE LIMPEZA 02
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 02
AUXILIAR DE PADEIRO 01
AUXILIAR MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 02
CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA 01
FISIOTERAPEUTA GERAL 04
GERENTE COMERCIAL 01
SUSHIMAN 01
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 01
Nova Cruz
CONFECCIONADOR DE VASSOURAS DE PIAÇABA, PALHA, CERDAS PLÁSTICAS E NÁILON 01
OPERADOR DE MÁQUINA DE ENCHER ESCOVAS, PINCÉIS E VASSOURAS 01
Santa Cruz
AUXILIAR DE LIMPEZA 02
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 02
São José de Mipibu
OPERADOR ELETROMECÂNICO 01
Assú
AUXILIAR DE LIMPEZA 02
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 02
Currais Novos
AUXILIAR DE LIMPEZA 02
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL 02
RECEPCIONISTA ATENDENTE 01
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 01
VENDEDOR INTERNO 01
João Câmara
OPERADOR DE MÁQUINA PERFURATRIZ 01
Caicó
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS 01
ARRUMADOR DE PRATELEIRAS - EM SUPERMERCADOS 02
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 01
ATENDENTE DE LOJAS E MERCADOS 02
ATENDENTE DO SETOR DE FRIOS E LATICÍNIOS 13
ATENDENTE DO SETOR DE HORTIFRUTIGRANJEIROS 13
AUXILIAR ADMINISTRATIVO 02
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO 01
AUXILIAR DE COMPRAS 01
AUXILIAR DE COZINHA 04
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA 01
AUXILIAR DE PESSOAL 01
COLOCADOR DE CARTAZES 01
CONFERENTE MERCADORIA (EXCETO CARGA E DESCARGA) 03
COZINHEIRO GERAL 01
EMPACOTADOR, A MÃO 10
ENCARREGADO DE HORTIFRUTIGRANGEIROS 01
ENCARREGADO DE SEGURANÇA 02
ESTOQUISTA 02
FICHARISTA 03
FIEL DE DEPÓSITO 07
FISCAL DE CAIXA 05
FISCAL DE LOJA 02
FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS 02
FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS 12
GERENTE DE COMPRAS 01
GERENTE DE DEPÓSITO 01
GERENTE DE LOJA E SUPERMERCADO 03
IMPRESSOR DE CARTAZES 01
NUTRICIONISTA 01
OPERADOR DE CAIXA 60
OPERADOR DE EMPILHADEIRA 05
RECEPCIONISTA ATENDENTE 02
RECEPCIONISTA DE CREDIÁRIO 03
REPOSITOR - EM SUPERMERCADOS 25
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO) 01
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA 04
Circula informações que ele sera sim restabelecido para uso, fica a pergunta será?
Nesta quinta-feira, o site oficial do Orkut foi reativado com uma mensagem de seu fundador. Buyukkokten criticou as redes sociais atuais dizendo que elas mais nos separam do que nos conectam, prometendo novidades em breve. Pelo seu texto, o fundador do Orkut promete uma rede social diferente das que estamos vendo atualmente.
No dia 13 de abril, o STF havia determinado o arquivamento da investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o trancamento da ação penal envolvendo o cantor, sua mulher Thyane Dantas, e Sabrina Tavares, então assessora do músico.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou na manhã desta segunda-feira (25) um recurso contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de trancar ação penal contra o cantor Wesley Safadão, a mulher dele, Thyane Dantas e a então assessora do músico, Sabrina Tavares Brandão, no caso de fura-fila da vacina.
O MPCE requereu que o ministro relator no âmbito do Superior Tribunal de Justiça altere a decisão de trancar o procedimento investigatório deflagrado contra eles ou, caso contrário, o fato seja levado ao exame do órgão colegiado.
No dia 13 de abril, o STF determinou o arquivamento da investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o trancamento da ação penal envolvendo o cantor Wesley Safadão, sua mulher Thyane Dantas, e Sabrina Tavares.
A denúncia foi motivada pelo fato de Thyane Dantas ter furado a fila da vacinação em 8 de julho de 2021. Ela tinha 30 anos e, na época, o calendário municipal de vacinação previa aplicação em pessoas com 32 anos ou mais. Já Wesley Safadão e Sabrina Tavares estavam agendados para serem vacinados no mesmo dia no Centro de Eventos do Ceará, mas foram a outro posto de vacinação em um shopping, onde estava sendo aplicada a vacina da Janssen, que na época era de dose única.
A defesa dos três acusados recorreu à instância superior após a apuração do crime ser reaberta devido a uma decisão no 2º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Investigação trancada
Os desembargadores mandaram trancar a apuração contra o trio pelo crime de infração de medida sanitária preventiva. Segundo a decisão, os desembargadores consideraram que "os fatos não se amoldam ao tipo penal".
Além disso, o TJCE também mandou trancar a investigação que estava sendo feita pela Polícia Civil do Ceará. O colegiado de desembargadores entendeu que havia duplicidade, uma vez que a apuração do Ministério Público já estava mais avançada e era mais abrangente.
Presidente perdoa pena de deputado Bolsonarista imposta ontem pelo Supremo Tribunal Federal; deputado federal foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques a ministros da Suprema Corte
Um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter condenado Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques a ministros da Corte, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta quinta-feira (21), um decreto que concede “graça” ou “indulto individual” ao deputado federal.
O indulto individual é uma prerrogativa do presidente da República e, na prática, extingue a pena e multa impostas ontem a Daniel Silveira pelo STF. Bolsonaro baseou sua decisão no artigo 84, inciso 12 da Constituição.
imagem da internet
“A liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”, afirmou Bolsonaro ao ler o indulto ao vivo, durante transmissão pelas redes sociais (assista à íntegra acima).
“Nos fundamentamos em jurisprudência do próprio ministro Alexandre de Moraes”, completou Bolsonaro pouco mais tarde, durante sua live semanal.
Na sessão de ontem, o Supremo condenou o deputado bolsonarista por 10 votos a 1. A decisão de Bolsonaro ocorre antes de Silveira recorrer da decisão.
Com a condenação pelo Supremo, o deputado federal se tornaria inelegível, o que o impediria de ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, intenção que vinha sinalizando nos últimos meses. Com o indulto individual, Daniel Silveira poderia voltar a ser candidato.
Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte reconheça que caberia aos parlamentares decidir sobre perdas de mandato e não ao Judiciário. O pedido foi apresentado ao Supremo às 18h15 desta quarta-feira (20), quando o deputado Daniel Silveira era julgado pelo plenário.
Entenda as penas de Daniel Silveira impostas pelo STF
Por tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e por ser um crime continuado, de acordo com o artigo 71 do Código Penal, Silveira foi condenado pelo Supremo ontem a 5 anos e 3 meses de reclusão.
Pelo crime de coação, descrito no Artigo 344 do Código Penal como “usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade (…) em processo judicial”, cumprirá pena de 3 anos. Por também ser um crime continuado, a pena foi aumentada em 6 meses, ficando em 3 anos e 6 meses.
O deputado ainda foi multado em 35 dias-multa para cada um dos três crimes. Cada dia-multa corresponde a cinco salários mínimos da época do crime (2021), ficando em aproximadamente R$ 200 mil.
Alexandre de Moraes defendeu condenação e pena de 8 anos e 9 meses ao parlamentar e foi acompanhado por Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Já André Mendonça decidiu pela condenação parcial e Nunes Marques pela absolvição.
Silveira chegou a ser detido em fevereiro de 2021 por ordem do ministro Alexandre de Moraes, que acabou autorizando a soltura do parlamentar e fixando medida cautelares em novembro do ano passado.
Leia a íntegra do anúncio de Bolsonaro
Bolsonaro disse que começou a trabalhar no texto do indulto “desde ontem, quando foi anunciada a prisão”. Leia a seguir a íntegra do anúncio feito pelo presidente:
“Tudo aqui está fundamentado, em decisões do próprio senhor Alexandre de Moraes, presidente do STF (sic). O presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 84, caput, inciso 12 da Constituição, tendo em vista o exposto do artigo 734, do decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941, código de processo penal E, considerando que a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado Democrático de Direito, inspirada em valores compartilhados por uma sociedade fraterna, justa e responsável. Considerando que a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações.
Considerando que a concessão de indulto individual é medida constitucional, discricionária, excepcional, destinada à manutenção do mecanismo tradicional de freios e contrapesos, na tripartição dos poderes.
Considerando que a concessão de indulto individual decorre de juizo integro baseado necessariamente nas hipóteses legais, políticas e moralmente cabíveis.
Considerando que ao presidente da República foi dada a missão de zelar pelo interesse público, e considerando que a sociedade encontra-se em legítima comoção em vista da condenação de parlamentar resguardado pela inviolabilidade de opinião, deferida pela Constituição, que somente fez uso de sua liberdade de expressão, decreta o decreto que vai ser cumprido.
Artigo primeiro, fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo STF em 20 de abril de 2022, no âmbito da ação penal 1044, à pena de 8 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado, pelas práticas dos crimes previstos.
Artigo 2º, a graça de que trata este decreto é incondicionada, e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Artigo 3º, a graça inclui as penas privativas de liberdade, de multa, ainda que haja inadimplência ou inscrição de débito na Dívida Ativa da União, e as penas restritivas de direitos.”
Jogo feito na loteria da cidade de PASSA E FICA tem sucesso na LOTOFACIL com 15 acerto, no Concurso 2501 divulgado na noite de quarta-feira, 20 de abril.
O feriado da Páscoa modificará o horário de funcionamento do comércio e dos bancos em Natal. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informou que haverá modificação no funcionamento dos principais estabelecimentos e centros comerciais da capital potiguar, mas somente na sexta-feira (15).
Ao contrário do serviço público, bancos e o comércio funcionarão na quinta-feira (14).
Comércio de Natal será modificado na sexta-feira, feriado da Paixão de Cristo
De acordo com a CDL Natal, apenas a Sexta-Feira da Paixão é feriado. Por isso, no sábado (16), o comércio volta ao horário de funcionamento normal, assim como no domingo (17), quando os shoppings abrem em horário habitual.
Os supermercados vão funcionar na sexta-feira.
Confira horário de funcionamento do comércio no feriado (sexta-feira, 15):
Comércio de Rua
Alecrim
15/04 (sexta-feira) - Fechado
16/04 (sábado) - 8h às 17h
Cidade Alta
15/04 (sexta-feira) - Fechado
16/04 (sábado) - 8h às 13h
Mossoró
15/04 (sexta-feira)
Funcionamento facultativo (mediante solicitação de termo de abertura ao Sindilojas Mossoró)
Alecrim: Lojas fechadas.
Centro da Cidade: Lojas fechadas
Zona Norte: Lojas fechadas.
Shoppings
Midway Mall
15/04 (sexta-feira)
Alimentação e lojas - 11h às 21h
16/04 (sábado)
Alimentação e lojas - 10h às 22h
Das 11 às 21h, sendo praça de Alimentação e lazer: das 11 às 21h.
Demais lojas: 12 e 15h.
Natal Shopping
Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h* Academia Bodytech: 09h às 15h
Cinema: Conforme Programação
*Fechamento facultativo das 20h às 21h.
Praia Shopping
15/04 (sexta-feira)
Praça de Alimentação - 11h às 22h
Demais Lojas - 15h às 21h
Cinema – Consultar site Moviecom
Praça de Alimentação das 11 às 22h
Demais lojas, da 15 a 21h
Shopping Cidade Jardim
11/14 a 14/04
Alimentação - 11h às 21h
Lojas - 9h às 20h
15/04 (sexta-feira)
Alimentação - 12h às 22h
Lojas - 15h às 20h
16/04 (sábado)
Alimentação - 11h às 21h
Lojas - 9h às 20h
Lojas e Quiosques - 14h às 20h
Praça de Alimentação funcionará a partir das 11h
Shopping Via Direta
15/04 (sexta-feira)
Lojas, quiosques e box – 14h às 20h (facultativo)
Alimentação – 12h às 20h (facultativo)
16/04 (sábado)
Lojas, quiosques, box e Alimentação - 9h à 21h
17/04 (domingo)
Lojas, quiosques e box – 14h às 20h (facultativo)
Alimentação – 12h às 20h (facultativo)
Partage Norte Shopping Natal
Praça de Alimentação/Lazer: 11 às 22h;
Lojas/Quiosques: 15 às 21h, sendo facultativo, a partir das 12h;
Cinema: Conforme sessões
Shopping 10
Totalmente fechado
Supermercados
Natal
15 a 17/04 (sexta, sábado e domingo)
Funcionamento normal até 22h
Mossoró
15/04 (sexta)
Abertos até 13h
16 e 17/04 (sábado e domingo)
Funcionamento normal
7h às 22h
Bancos
Fechados
Serviço Público
Os servidores públicos que atuam na Prefeitura do Natal e no Governo do Estado terão ponto facultativo na quinta-feira (14). Depois da confirmação por parte do Executivo Estadual, foi a vez do Município confirmar que vai dar folga aos servidores na véspera de feriado.
No sábado (9), o Governo declarou ponto facultativo na Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, na quinta-feira. A medida, contudo, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.
Nesta terça-feira (12), a Prefeitura do Natal publicou decreto com mesmo conteúdo, solicitando aos dirigentes dos órgãos e entidades observem o funcionamento dos serviços essenciais e garantam pessoal suficiente para manter o funcionamento.
Essa solução é emergencial, mas poderá levar ao menos um ano para ser colocada em prática
Em três décadas menos de cem aviões Tu-204 e Tu-214 foram produzidos - Divulgação
A Rússia confirmou que planeja reativar a produção de aviões herdados da Era Soviética. A proposta é uma resposta ao forte embargo que inclui todo o setor aeroespacial, que teve como consequência a paralização de quase todos os aviões comerciais que voam por empresas aéreas russas.
Conforme adiantado por sites especializados, o governo russo planeja agora reativar a produção do veterano Tupolev Tu-214, derivado do Tu-204, este o último avião comercial projetado na União Soviética.
A UAC, o conglomerado que reúne os maiores fabricantes aeronáuticos da Rússia, quer oferecer, ao menos por ora, uma resposta a necessidade de transporte aéreo do país.
“A questão urgente é restaurar a produção de modelos domésticos e na quantidade necessária para que não tenhamos dificuldades com o transporte de cidadãos russos dentro do país e no exterior”, declarou o Primeiro-Ministro Yuri Borisov.
Tu-204 foi o último avião comercial desenvolvido na Era Soviética e teve produção limitada ao longo dos anos
O entrave é o tempo exigido para produzir em escala industrial qualquer avião, além de exigir um treinamento de equipes técnicas, como pilotos, e de manutenção e engenharia.
“Retomar a linha de produção de qualquer avião demanda tempo e dinheiro. Quase todos os sistemas e subsistemas são produzidos por terceiros, que também devem retomar sua produção. Fornecedores desses terceiros também terão que recolocar suas linhas de montagem em funcionamento”, explicou Marcelo Andrade, engenheiro aeronáutico. “Em um mundo ideal, pensando que ninguém descartou maquinário e nem técnicos, essa retomada leva um ano”, estima.
Embora a produção tenha sido iniciada em 1990, com o Tu-204, o modelo contou com menos de 100 unidades produzidas ao longo de 30 anos. A versão aperfeiçoada, o Tu-214 foi lançada em 1996, mas os poucos aviões entregues voam apenas em órgãos oficiais, como a Força Aérea da Rússia e a Roscosmos, a agência espacial do país.
O pico de produção do Tu-204 e Tu-214 ocorreu em 2008, quando foram entregues apenas de aviões. O segundo melhor ano foi 2009, com seis unidades. Em 2018, o último ano de produção, foram entregues três aviões.
Com o avanço dos projetos mais modernos, como o MS-21, a UAC paralisou a linha de montagem dos jatos herdados da União Soviética, que além da baixa demanda sofriam ainda com elevados custos para serem construídos. O objetivo era usar os recursos financeiros e humanos para o MS-21, que foi desenvolvido baseado em premissas ocidentais e grande parte dos sistemas fornecidos por empresas da Europa, Estados Unidos e Canadá. Com a impossibilidade de continuar o desenvolvimento e de colocar em produção do novo avião, a Rússia busca alternativas locais, como o Tu-214.
A produção, caso retomada, representará um grande retrocesso nos avanços obtidos pela indústria aeronáutica russa que há vários anos vinha obtendo grande avanço em seu desenvolvimento.
A Nissan revelou que investirá R$ 1,1 bilhão (ou US$ 250 milhões) no Brasil na modernização da fábrica de Resende (RJ). O anúncio foi feito por Ashwani Gupta, diretor operacional da Nissan e "número dois" na hierarquia global da empresa no mundo. "Nosso objetivo é levar inovação à vida das pessoas e, para tanto, produziremos carros mais limpos e seguros para preservar o meio-ambiente e a vida das pessoas", disse Gupta.
Globalmente, o executivo reiterou que a estratégia da Nissan se divide em três pilares: eletrificação, condução autônoma e conectividade até 2030. Região vai bem Durante o evento, Gupta falou sobre o Ariya, que surgiu como carro-conceito no Salão de Tóquio de 2019 e já está à venda em alguns mercados de Europa e Ásia. Sua chegada, porém, ainda não foi confirmada para o mercado brasileiro. "O Ariya é a fusão perfeita da experiência da Nissan em SUVs com a eletrificação", afirmou o executivo. A Nissan se disse feliz com o resultado na região, onde teve aumento de 19% em suas vendas. No Brasil, o crescimento foi de 6%. "Em 2021, o mercado global cresceu aproximadamente 1,5%, mesmo.
Com um mercado ainda sofrendo com recessão e também falta de componentes, não dá para dizer que a Toyota tenha muito a reclamar das 10.584 unidades emplacadas do Corolla Cross no primeiro trimestre do ano.
Imagem: Reprodução.
Porém um item do carro em especial tem feito o cliente que compra o SUV reclamar, sim. Depois da onda de críticas devido à "marmita", apelido dado ao abafador do escapamento que ficava aparente demais na traseira, a marca optou por uma solução simples e que parecia funcionar: pintar a peça de preto, deixando-a menos visível. Mas a medida tem trazido novas dores de cabeça aos proprietários. Clientes que compraram o carro depois de essa solução ter sido implantada já reclamaram que a pintura de fábrica no abafador começou a descascar e sair. Em grupos de proprietários em redes sociais e aplicativos de conversa, clientes reclamam que a peça perdeu pintura com cerca de três meses após a aquisição do veículo. Alguns mais "conformados" dizem ter comprado spray para alta temperatura e feito retoque quando começa a descascar novamente, o que dura entre 2 e 3 meses.
Imagem: Reprodução.
Outras reclamações também surgiram Além do escapamento que tem sido uma grande pedra no sapato, a Toyota também tem que lidar com a reclamação de clientes que receberam carros com a central multimídia "alternativa". Com a falta de componentes e semicondutores, a empresa não conseguiu entregar o SUV e o sedã com a central original de fábrica. Para não interromper as entregas, a marca validou dois fornecedores externos: Wings e Multilaser. Porém, as reclamações se tornaram constantes dos clientes que não estão satisfeitos com as peças que não são originais de fábrica e que apresentam problemas como não conectar no Android Auto ou Apple CarPlay, travar durante o uso ou não exibir informações do sistema híbrido, coisa que a original de fábrica permite.