O Comando-Geral das Forças Armadas da Ucrânia afirmou nesta quinta-feira (3) que no território de Belarus, perto da fronteira com a Ucrânia, existem 38 brigadas de assalto aerotransportadas bielorrussas que receberam ordens de cruzar a fronteira.
Imagem de satélite disponibilizada pela Maxar Technologies mostra helicópteros russos na Bielorrússia.| Foto: SATELLITE IMAGE MAXAR TECHNOLOGIES |
Na direção da região de Volhynia, no oeste da Ucrânia e na fronteira com Belarus ao norte e Polônia a oeste, "38 brigadas de assalto aerotransportadas estão em uma área arborizada", afirmou o comando militar em uma postagem em seu perfil no Facebook. "De acordo com as informações disponíveis, o comando da unidade militar foi ordenado a cruzar a fronteira com a Ucrânia".
Ainda segundo o Comando-Geral das Forças Armadas da Ucrânia, "a ordem de combate será dada depois que cruzarem a fronteira". O estado moral e psicológico dos paraquedistas bielorussos "é muito baixo" e "os oficiais e soldados não querem fazer o papel de mercenários russos", afirmou o comando.
"Um número significativo se manifestou a favor da rescisão dos contratos, que expiram principalmente em maio", ressaltou. Por outro lado, o presidente de Belarus, Alexsandre Lukashenko, reiterou em várias ocasiões nos últimos dias que não tem planos e não haverá planos de atacar a Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário